O que é o Glaucoma?

O glaucoma é uma doença causada pela lesão do NERVO ÓPTICO relacionada a pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda progressiva da visão. A perda de visão inicialmente é PERIFÉRICA (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras do nervo óptico. Caso não seja iniciado o tratamento a doença progride afetando também a visão central e se não for tratada pode levar o paciente à cegueira.

O principal fator de risco é a pressão ocular elevada. Por isso é sempre recomendada a medida da pressão intra-ocular em todos os pacientes anualmente. O glaucoma tem forte componente hereditário, portanto é recomendado que todos os familiares de pacientes com glaucoma façam acompanhamento regular.

Quais são os sinais do Glaucoma?

Inicialmente o glaucoma não apresenta sinais ou sintomas. Por isso, é extremamente fazer exames de rotina para a detecção do glaucoma nos estágios iniciais (quando ainda não existem queixas de visão).

Quais os exames necessários para o diagnóstico do Glaucoma?

Para o diagnóstico do glaucoma alguns EXAMES devem ser realizados, como: TONOMETRIA DE APLANAÇÃO (medida da pressão intraocular), FUNDO DE OLHO (dilatação para análise do nervo óptico), CAMPO VISUAL (exame computadorizado para verificar se há perda de visão periférica) e TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (exame mais moderno para avaliar o nível de lesão das fibras do nervo óptico).

Existe tratamento para o Glaucoma?

Sim, o tratamento para o Glaucoma consiste em abaixar a pressão intra-ocular. Na maioria dos casos, o uso de colírios é suficiente para abaixar a pressão e mantê-la sob controle. Quando os colírios não são suficientes para abaixar a pressão ocular indica-se o tratamento cirúrgico.

De uma forma geral, o mais importante é um check-up anual com seu oftalmologista para revisão do grau e medida da pressão. Caso a pressão esteja um pouco aumentada o tratamento clinico é eficiente para impedir os problemas causados pelo glaucoma.