Catarata
No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e abaixar a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas. Esse processo se dá de forma progressiva e pode atingir os dois olhos ou um olho de cada vez.
A noite a visão do paciente com catarata torna-se ainda pior, gerando grande insegurança para a pessoa sair de casa a noite, dirigir e mesmo atividades domésticas como assistir televisão.
No Instituto Oftalmológico Paulista utilizamos a moderna técnica de facoemulsificação. Com essa técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão, sem necessidade de pontos e somente com anestesia local. Não há necessidade de internação e a recuperação da visão é bem rápida.
O cristalino com catarata é removido e substituído por uma lente intra-ocular.
Técnica de cirurgia de catarata por micro-incisão:
Portanto, a orientação atual é que a cirurgia seja realizada logo que a pessoa comece a apresentar os sintomas da catarata.
No Instituto Oftalmológico Paulista, utilizamos somente lentes intra-oculares dobráveis importadas, capazes de compensar as micro-aberrações oculares (asféricas).
Lente intra-ocular implantada após cirurgia de catarata:
Os modelos mais novos de lente intra-ocular são feitas de material maleável, permitindo que a lente seja dobrada e inserida no globo ocular através de uma incisão milimétrica (aproximadamente 2,5mm). Como consequência, a recuperação visual muito mais rápida e não haverá indução de astigmatismo.
No Instituto Oftalmológico Paulista, fazemos uma avaliação individualizada para indicar a melhor lente intra-oculara para cada paciente.
As lentes intra-oculares Tóricas, são capazes de corrigir também o astigmatismo.
As lentes intra-oculares Multifocais permitem uma boa visão para longe e perto, chamada vista cansada.
A cirurgia de cada olho leva em média 15 minutos.
Os pacientes podem retornar às suas atividades profissionais em poucos dias. Toda a medicação pós-operatória é a base de colírios.
O objetivo da cirurgia de catarata é proporcionar uma melhora da visão e como consequência uma melhor qualidade de vida.
Uma vez realizada a cirurgia, o paciente fica definitivamente livre da catarata.